quarta-feira, 5 de junho de 2013

Atividades plano de aula. (Sugestão)

Este trabalho deve ser realizado após muita leitura e releitura de textos poéticos. Os alunos devem reconhecer  as características e aspectos de interpretação da poesia. O trabalho de declamação da poesia pode ser feito coletivamente com toda a sala ou em pequenos grupos. O professor é sempre o mediador e observador da oralidade do aluno, colocação e articulação da voz. As atividades com diversos poemas  podem ser realizados em duplas para facilitar o entrosamento É importante estabelecer alguns desafios para os alunos, pois sentirão mais estimulados na atividade proposta.



Aqui apresento como sugestão a aula da professora JOSINA AUGUSTA TAVARES  TEIXEIRA  de Juiz de Fora- MG- Colégio de Aplicação  João XXIII.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

           OBJETIVOS
  •    Proporcionar situações de atividades linguísticas escritas na escola, através do trabalho com textos de músicas e de poesias do folclore brasileiro
  •    Proporcionar atividades orais lúdicas e prazerosas para os alunos, a partir de  recitativos de poesias e  cantoria de músicas folclóricas.
  •       Criar nos alunos uma atitude de respeito às diferentes manifestações populares, como legítimas expressões das diversas culturas do povo brasileiro.

Duração das atividades
5 AULAS DE 50 MINUTOS (aproximadamente)
 
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
 
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa


 a) Com os alunos sentados em um círculo, a professora estabelecerá uma conversação informal sobre as festas juninas, perguntando se eles gostam dessas festividades, se já participaram, se acham importantes as festas folclóricas e o  porquê, buscando que verbalizem seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

 b) Distribuição aos alunos de uma letra de música:


 c)   Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto da música. Depois, a professora fará uma leitura oral para as crianças e explicará o que significa a palavra “bis”. Em seguida, perguntará quem já conhecia a música, quem sabia cantá-la.

 d)    A professora colocará o CD em uma primeira vez para as crianças ouvirem com atenção. Na repetição, os alunos já poderão cantar juntos com o CD.

e)   A professora ensinará aos alunos uma coreografia para os alunos, que estarão formando uma grande roda. Os versos e estrofes serão representados por gestos e eles se prestam bem para isso.

 f)    Após alguns ensaios, os alunos já estarão aptos a uma apresentação no pátio ou na Festa Junina da escola. Eles cantarão acompanhando a música tocada no CD e poderão estar vestidos a caráter. Certamente as crianças farão um grande sucesso, pois a música é linda e muito fácil de ser cantada e representada.  


 2a etapa: 
 Poesia na sala de aula

Poesia 1:

a)    A professora distribuirá para os alunos o texto da poesia:


 b)   Brincando com poesia: os alunos farão uma leitura silenciosa do texto da poesia. Então, a professora desafiará:

 __ Vamos ver quem consegue completar corretamente a poesia, utilizando as palavras que estão nos retângulos!

 c)    Após corrigir o que os alunos fizeram, a professora fará uma interpretação oral.
 * Essa poesia é um diálogo. Quem está conversando?
 * Sobre o que estão falando?
 * Por que é que São João está triste?
 * Que conselho ele deu para todos nós?  
 d) A professora introduzirá conhecimentos sobre a estrutura da poesia, ensinando os conceitos de:   

         Verso: é cada linha de um poema.  

          Estrofe: é um grupo determinado de versos de um poema.    

          Rima: Sons iguais no final de duas ou mais palavras.

 e)   Os alunos anotarão os três conceitos no caderno. Depois responderão:
·        Qual é o nome da poesia?

 ·        Qual é o autor?

 ·        São quantas estrofes?

 ·        São quantos versos?

·        Quais são as palavras que rimam?

 ·        Agora, faça uma ilustração bem sugestiva para o poema.

f)    Trabalhando a oralidade: a professora fará uma leitura modelar da poesia. Depois, os alunos serão incentivados a lerem à frente da classe ou em um palco. Cada um lerá sua estrofe.

g)    A professora desafiará seus alunos a decorarem uma estrofe e depois a apresentarem em grupos à frente da sala. Os alunos que não souberem ler, a professora ou um colega poderá ajudá-los a decorarem ou “soprará” para eles no momento da apresentação. Assim, ninguém será excluído das atividades.

h)   A professora colocará uma faixa com o nome do poema no mural e o enfeitará com as ilustrações feitas pelos alunos.

Poesia 2  





a)        As crianças farão uma leitura silenciosa da poesia, completando-a corretamente.

b)        A professora fará com as crianças uma apresentação bem lúdica da poesia.  


3a etapa

Sarau caipira

a) A professora selecionará 5 ou 6 poesias caipiras. Em seguida, dividirá a turma em grupos e as distribuirá para os grupos. Os alunos dividirão as poesias entre os elementos do grupo de acordo com um critério escolhido pelo próprio grupo: cada um recita uma estrofe, falam todos juntos a poesia ou outra forma de apresentação que mais lhes for interessante.

b)    No dia combinado, os alunos poderão se caracterizar à caipira e apresentarão suas poesias em um palco ou outro espaço interessante para esse fim.

c) Os grupos copiarão suas poesias em folhas de papel ofício e as ilustrarão. Elas serão expostas no mural, para que a sala de aula adquira o clima alegre das festas juninas.

Recursos Complementares
     
 No site http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/ é possível encontrar letras e melodias das cantigas populares. 
     
   A professora poderá distribuí-las por grupos de alunos e preparar um Auditório Caipira, onde serão apresentadas as diferentes músicas. As crianças poderão vir caracterizadas oferecendo, assim, um espetáculo bem interessante para os colegas.

Avaliação
       
      AVALIAÇÃO   
        
 A professora, durante todas as atividades, auxiliará seus alunos e observará se alcançaram os seguintes objetivos:
    
         * Compreenderam os conceitos de verso, estrofe e rima.

         * Leram com a fluência e a entonação próprias dos textos de poesia.

         * Aventuraram-se nas exposições orais.

         * Souberam respeitar as limitações dos colegas nas apresentações orais de canto e poesia.

         * Fizeram uma escuta atenciosa das apresentações orais.

         * Envolveram-se nas atividades de maneira prazerosa.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário